Logo no início de sua administração, JHC instaurou o primeiro Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, que, posteriormente, levou à criação da Secretaria da Mulher. Esta secretaria trabalha de maneira integrada com outras pastas, como Saúde, Educação, e Segurança, visando ao atendimento integral das mulheres maceioenses.
No campo do emprego e geração de renda, o programa Emprega Mulher tem capacitado 800 mulheres em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A reserva de vagas nas empresas que prestam serviços à Prefeitura e no Sine Maceió é uma medida pioneira nacionalmente, com enfoque especial em vítimas de violência. Complementarmente, o Banco da Mulher Empreendedora tem oferecido crédito social para empreendimentos, juntamente com a Feira da Mulher Empreendedora, proporcionando visibilidade e oportunidade de negócio para mulheres.
Maceió também se destaca no combate à violência contra a mulher, com iniciativas como a Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, que recebe apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas. O município foi pioneiro na adoção do protocolo “Não é Não”, para proteger mulheres de assédio em espaços públicos. Com políticas integradas e inovadoras, a prefeitura tem demonstrado um compromisso sólido com a transformação social e a construção de um futuro mais igualitário e seguro para as mulheres da capital alagoana.