Um dos pontos altos do seminário será a presença da secretária-executiva da Comissão de Credenciamento e Avaliação do Pró-Gestão e Certificação Profissional dos RPPS, Márcia Paes Caldas. Durante sua palestra, ela abordará o tema “Instrumentos de governança para o RPPS e impactos para os segurados”. Com seu vasto currículo, Márcia é uma das maiores autoridades no assunto e promete trazer informações valiosas para os participantes do evento.
Outra palestra imperdível será conduzida pelo conselheiro Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social, Mário Rattes. Ele discutirá o equacionamento do déficit previdenciário, especialmente após a Emenda Constitucional 103, promulgada em 2019, e destacará a importância dos RPPS para o município de Maceió.
Além das palestras, o seminário contará com a presença de servidores do IPREV, bem como representantes de outras secretarias e instituições que desempenharam um papel fundamental para a existência e a história do Instituto. A expectativa é de que o evento seja bastante produtivo e contribua para o aprimoramento do sistema de Previdência dos servidores públicos em Maceió.
Márcia Paes Caldas, uma das palestrantes, é natural do Rio de Janeiro e possui uma sólida formação acadêmica, com licenciatura em Letras e especialização em Educação a Distância pela Universidade de Brasília e em Direito Constitucional pela Universidade Católica. Desde 2009, ela é servidora de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social, atuando na Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social. Além disso, é coordenadora-geral de Auditoria e Contencioso e membro titular e secretária-executiva da Comissão de Credenciamento e Avaliação do Pró-Gestão e Certificação Profissional dos RPPS. Márcia reside em Maceió há quase uma década.
Já Mário Rattes é membro do Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social, bem como do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social. Ele é sócio-proprietário da Vesting Consultoria Financeira e Atuarial, uma empresa de renome que atua nos mercados de fundo de pensão, operadoras de planos de saúde e regimes próprios de Previdência Social. Com mais de 25 anos de experiência, Rattes é especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão para fundos de pensão e operadoras de planos de saúde, implantação de sistema de cálculo de provisões matemáticas e avaliação atuarial de RPPS.
O seminário promete ser uma oportunidade única para os participantes se atualizarem sobre as novidades e desafios no campo da Previdência dos servidores públicos. O evento também representa um momento especial para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió, que chega aos seus 57 anos de existência com uma sólida trajetória de serviços prestados à comunidade.