Durante a palestra, as diretoras compartilharam suas vivências no dia a dia das escolas e tiveram a oportunidade de trocar experiências com os presentes, além de conhecer novos métodos de aliança entre brincadeiras e ensinamentos. Ana Paula Feitosa, diretora da creche Rosane Collor, destacou os encontros realizados com o corpo docente da unidade de ensino, com o objetivo de capacitá-los constantemente para otimizar o ensino para as crianças da Educação Infantil.
Já para Ana Cristina, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pompeu Sarmento, a brincadeira pode ser aliada das atividades de conexão com a natureza. Na escola, as crianças têm a oportunidade de exercer a autonomia no ambiente externo, repleto de plantas, o que contribui para a criação de noções de sustentabilidade. “Na escola, temos uma razoável diversidade animal, vegetal e mineral. Cada milímetro daquele espaço é aproveitado pelas crianças e pelos adultos”, afirmou.
A importância das palestras também foi destacada pela professora Nara Rízia, da creche Rosane Collor. Ela ressaltou que as palestras foram educativas e ajudaram a aprimorar o conhecimento de todos os participantes. “Reforçaram nossa vivência diária com as crianças, a importância da escuta. Foi uma experiência muito rica, envolvendo a partilha dessas educadoras. Com certeza, agrega muito às nossas vidas como profissionais da educação”, afirmou.
O evento promovido pela Semed reforça o compromisso da secretaria em promover ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação infantil. Através da valorização do brincar como uma forma de aprendizado, as crianças têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais, criatividade, imaginação e autonomia. Além disso, a aliança entre brincadeiras e ensinamentos contribui para a construção de conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
A Semed, através de iniciativas como essa mesa redonda, busca estabelecer um diálogo entre educadores, trocar experiências e buscar novas formas de promover o desenvolvimento das crianças através do brincar. Ações como essa são fundamentais para fortalecer a educação infantil e garantir uma formação plena e de qualidade para as crianças desde os primeiros anos de vida.