MACEIÓ – Prefeitura de Maceió lança Projeto Ecoletas para promover sustentabilidade e reinserção de carroceiros no mercado de trabalho.

Na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Maceió realizará o lançamento do Projeto Ecoletas, uma iniciativa que busca promover a sustentabilidade e o bem-estar dos carroceiros da capital alagoana. O evento está marcado para as 14h e contará com a presença do Prefeito JHC, além de representantes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

O objetivo principal do Projeto Ecoletas é fornecer triciclos elétricos e movidos a energia solar para os carroceiros, visando a reinserção desses profissionais no mercado de trabalho, assim como a proteção dos animais utilizados nos veículos de tração animal. Com a implementação desse novo sistema de coleta, a Prefeitura pretende eliminar o uso de tração animal, tornando o serviço mais sustentável e ecologicamente correto.

Além disso, os beneficiados pelo projeto receberão cursos de capacitação e CNH social para a utilização dos triciclos oferecidos pela Alurb. Os “ecoletores” serão treinados e remunerados para realizar o recolhimento de descartes irregulares de forma adequada e consciente, contribuindo para a limpeza urbana de Maceió.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou a importância do Projeto Ecoletas para os carroceiros e a cidade como um todo. Segundo ele, a iniciativa visa transformar o trabalho desses profissionais em algo mais sustentável, utilizando energia renovável e promovendo a inovação na limpeza urbana da capital.

O lançamento do projeto ocorrerá no Ecoponto da Gruta de Lourdes, que também será inaugurado pela Autarquia. Este será o sexto Ecoponto de Maceió, proporcionando mais uma opção gratuita para os cidadãos descartarem corretamente móveis inservíveis, restos de poda e materiais de construção civil.

Com a expansão dos Ecopontos na cidade, a Prefeitura espera incentivar práticas sustentáveis e conscientes entre os moradores, promovendo a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida na região. Este é apenas um dos muitos projetos em andamento para tornar Maceió uma cidade mais verde e sustentável.

Sair da versão mobile