A Prefeitura de Maceió está empenhada em garantir assistência adequada aos maceioenses nas diversas áreas da saúde. Para isso, está investindo R$ 4,1 milhões na reforma dos cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município. Além de proporcionar conforto e segurança aos usuários e profissionais, a iniciativa visa qualificar os serviços para abranger a crescente demanda na área dos cuidados com a saúde mental.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias, a gestão tem se empenhado em abranger todas as áreas da assistência em saúde e contemplado inúmeros equipamentos com investimentos na recuperação estrutural dos mesmos. Ele destacou que, na atenção psicossocial, esse cuidado tem se estendido também à contratação de profissionais, para que a população tenha acesso ao atendimento que merece e necessita.
As obras de reforma já foram iniciadas nos Caps Sadi Feitosa de Carvalho, AD Dr. Everaldo Moreira, no Caps Infanto Juvenil Dr. Luiz da Rocha Cerqueira e no Dr. Rostan Silvestre. Na semana que vem, será a vez do Caps Enfermeira Noraci Pedrosa iniciar sua reestruturação. Durante as intervenções, será feito ajustes em todos os ambientes das estruturas, como telhados e instalações elétricas e hidrossanitárias.
A coordenadora técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roseane Farias, explicou que as unidades passarão por mudanças no atendimento de rotina durante as obras, a fim de prezar pelo bem-estar e saúde de todos. Todo o processo de trabalho foi reorganizado para minimizar o barulho, a poeira e a utilização de produtos de cheiro forte durante as intervenções.
Os serviços não irão parar durante as obras, segundo Roseane Farias. Consultas e a dispensação de medicamentos permanecem, mas a logística de entrada no serviço foi alterada. Também foram definidas alternativas paralelas, como o remanejamento de consultórios para salas improvisadas nas próprias unidades e reuniões terapêuticas coletivas. O Caps Sadi Carvalho seguirá normalmente com suas atividades externas, como o atendimento domiciliar.
As reformas nos Caps têm previsão de término entre os meses de fevereiro e março de 2024, de acordo com o cronograma das obras. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Maceió em melhorar a qualidade da assistência em saúde mental oferecida à população, garantindo um atendimento adaptado e de excelência.