Nessa quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma série de atividades para conter os focos da dengue. Equipes do órgão vistoriaram mercados públicos e terrenos baldios, aplicando inseticidas e distribuindo panfletos informativos para conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Essa ação faz parte da Campanha Maceió Unida Contra a Dengue, que conta com a participação das equipes da Vigilância Sanitária da SMS. Durante a fiscalização, foram feitas orientações e adequações em floriculturas e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.
As atividades de combate ao mosquito continuarão na sexta-feira (19), com equipes percorrendo diversos bairros da cidade. Além da aplicação de inseticidas, está previsto o recolhimento de pneus em borracharias e inspeções em ferros-velhos. O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressaltou a importância da mobilização da população para combater as doenças transmitidas pelo mosquito.
A campanha de combate à dengue em Maceió conta com o esforço conjunto da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Vigilância Sanitária, Diretoria de Vigilância em Saúde, Unidade de Vigilância em Zoonoses, Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana.
Portanto, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências e locais de trabalho, contribuindo para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A colaboração de todos é essencial para o sucesso das ações de combate ao mosquito em Maceió.
