Uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Maceió vem chamando atenção e promete revolucionar a forma como o vidro é reciclado na cidade. Durante o Festival Verão Massayó, a prefeitura apresentou uma máquina capaz de transformar garrafas de vidro em areia em apenas 3 segundos.
A tecnologia tem como objetivo evitar que toneladas de vidro sejam destinadas ao aterro, aumentando a vida útil do local e preservando o meio ambiente. A máquina, que possui uma tela eletrônica com as instruções para uso do equipamento, deverá ser implantada em pontos da orla, garantindo a redução de custos e seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável.
Após triturado, o material será recolhido e armazenado para que posteriormente possa ser utilizado em obras estruturantes na cidade, como construções, pavimentações e outras intervenções. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil, o que movimenta cerca de R$ 120 milhões.
Para Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, a iniciativa representa um passo importante para a preservação do meio ambiente. “Entendemos que precisamos fazer parte do todo, preservar e cuidar. As garrafas, que com o descarte irregular, poderiam degradar o meio ambiente, agora terão um destino correto e que vai contribuir de forma direta com a economia e desenvolvimento do município”, destaca.
O secretário de infraestrutura da capital, Lívio Lima, ressalta que a iniciativa é um marco para a cidade. “Certamente é uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil e, também, para o desenvolvimento da nossa cidade. Junto a ALURB, estamos estudando a possibilidade de utilização desse material, detectando o melhor percentual de areia proveniente do vidro para incorporá-la em peças de intertravado, como uma forma de reduzir o impacto ambiental do descarte dessas garrafas de vidro”.
A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela prefeitura para promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, reforçando o compromisso da gestão municipal com a causa ambiental. Com isso, a expectativa é de que a iniciativa pioneira da Prefeitura de Maceió sirva de exemplo para outras cidades e estimule a busca por soluções inovadoras e sustentáveis.







