A começar no cruzamento da Avenida Fernandes Lima com a Rua Ariosvaldo Pereira Cintra, a nova faixa possui 885 metros de extensão bidirecional, facilitando o deslocamento de pessoas que também passam pelas imediações do Hospital da Cidade. Em seguida, a extensão do corredor se desdobra pela Avenida Nelson Marinho de Araújo, abrangendo 190 metros de faixa bidirecional e 1.370 metros de extensão unidirecional, além de mais 117 metros na Rua Adolfo Gustavo, perfazendo um total impressionante de 2.622 metros.
Segundo André Santos, diretor-presidente do DMTT, a iniciativa não apenas beneficia ciclistas, mas também cadeirantes. “Este novo espaço é mais do que uma faixa de ciclismo; é um incentivo à inclusão e à mobilidade segura”, reforça o diretor, que também destaca a importância de criar conexões urbanas seguras para acessar diferentes pontos da cidade, como o trecho que possibilita chegar à orla de Cruz das Almas com segurança.
Sandra Batista, uma moradora da região, elogiou a mudança destacando que, além de funcional, a nova estrutura trouxe também melhorias visuais para a área. “Era repleto de carros estacionados, agora a paisagem é de gente caminhando e pedalando, o que deu uma nova vida ao local”, comenta Sandra.
Para garantir a segurança e fluidez no trânsito, o DMTT adotou várias medidas. Foram instaladas placas de proibição de estacionamento ao longo da Rua Ariosvaldo Pereira Cintra e partes estratégicas da Avenida Nelson Marinho de Araújo. Além disso, a sinalização foi reforçada com placas R6-c, visíveis a todos os usuários da via, com planos futuros para adicionar balizadores que aumentem ainda mais a segurança.
Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade, enfatiza os esforços contínuos do departamento para assegurar que esses novos espaços ofereçam uma mobilidade eficaz e segura. Este tipo de intervenção urbana é um passo essencial para construir uma Maceió mais conectada e amigável para todos os seus cidadãos.