MACEIÓ – Prefeitura de Maceió Cumpre Promessa ao Oferecer Espaços para Cooperativas de Reciclagem e Impulsiona Emprego na Capital

As cooperativas de recicláveis da capital alagoana receberam uma importante notícia esta semana. A Prefeitura de Maceió disponibilizou espaços para a triagem de materiais, cumprindo assim uma de suas promessas de campanha. A iniciativa se alinha às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Plano Nacional de Saneamento Básico, reforçando o compromisso do prefeito JHC com o desenvolvimento sustentável e a gestão responsável dos resíduos.

A formalização dessa medida foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Município no dia 9 de dezembro, marcando um avanço significativo para o setor. As primeiras cooperativas a serem contempladas com o termo de permissão de uso são a Coopmundaú e a Cooprel Benedito Bentes, enquanto a Cooprel Antares está nos estágios finais do processo. Segundo Jane Cleide, presidente da Coopmundaú, esta nova fase permitirá mais eficácia nas operações da cooperativa, já que a estrutura agora proporcionará melhores condições para a coleta seletiva e separação dos resíduos.

Além de apoiar a atividade das cooperativas, a medida também traz impacto social positivo ao gerar empregos e melhorar a renda de inúmeras famílias envolvidas direta e indiretamente no trabalho de reciclagem em Maceió. Desde o início de sua gestão, a Prefeitura tem investido no fortalecimento dessas parcerias. Um exemplo é a ampliação significativa de 200% na coleta seletiva, abrangendo atualmente 50 mil residências e beneficiando mais de 170 famílias de cooperados.

Outro ponto positivo é a inclusão das cooperativas em eventos de grande porte promovidos pela Prefeitura, como São João Massayó e Verão Massayó. Isso não só promove um ambiente limpo e seguro durante as festividades, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade através do descarte correto dos resíduos recicláveis. De acordo com Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, esse avanço é fruto de um trabalho conjunto com várias entidades municipais, buscando formalizar e incentivar ainda mais as atividades das cooperativas na cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo