Contribuintes que decidirem pagar o IPTU em uma única parcela no mês de janeiro poderão usufruir de um desconto considerável de 15%, válido até o dia 31 daquele mês. Esta redução é destacada como uma das mais significativas em comparação com outras capitais do Brasil, tanto no percentual quanto no prazo oferecido. Além disso, para aqueles que preferirem pagar à vista em outras datas, são oferecidos descontos de 10% para pagamentos a partir de 1º de fevereiro e de 5% a partir de 1º de março.
A primeira das dez parcelas, sem desconto, tem vencimento programado para o dia 31 de março. Este ano, o pagamento do imposto será totalmente digitalizado, facilitando o acesso através da plataforma online da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em seu site oficial. A Prefeitura enfatiza que é necessário informar o número de inscrição imobiliária ou CPF do titular para emitir a guia de pagamento.
Modernizando ainda mais o processo, a prefeitura de Maceió disponibiliza um atendimento virtual por meio da assistente digital Roberta, que auxilia na emissão do tributo através de dispositivos móveis, trazendo mais comodidade para os contribuintes. Além disso, o pagamento poderá ser realizado via Pix ou por código de barras em aplicativos de bancos.
Importante destacar que os tradicionais carnês de pagamento não serão enviados às residências este ano, sendo essencial que os contribuintes utilizem o serviço digital oferecido. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Fazenda está preparada para atender as solicitações através do e-mail disponibilizado ou pelo site oficial, orientando os cidadãos no processo de emissão e pagamento do IPTU para o ano fiscal de 2025.