Um exemplo significativo dessa transformação encontra-se na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). As melhorias implementadas visam, sobretudo, a experiência do contribuinte. Ferramentas como o agendamento online são agora aliadas à eficiência dos processos presenciais, garantindo que o atendimento seja cômodo e adequado à rotina dos cidadãos maceioenses. Embora muitos ainda opte pelo atendimento presencial, a secretaria organiza o atendimento desde a chegada, com uma equipe receptiva e bem treinada.
A trajetória do atendimento começa tão logo o contribuinte dirige-se à Secretaria. A estrutura física conta com sinalização clara, facilitando o entendimento das etapas e dos setores disponíveis para atender às necessidades específicas dos cidadãos. As áreas de “Informações Gerais” e “Informações Preferenciais” são exemplos de como essa organização permite um fluxo mais eficiente. O serviço inclui desde a resolução de dúvidas até a validação de agendamentos feitos virtualmente.
Aparecida Antonia, servidora com longo tempo de casa, é uma das responsáveis pelo primeiro contato com o público. Sua missão é ajudar os contribuintes com questões como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Essa humanização e atenção na triagem são fortalecidas pelo trabalho de Helio Marques, que, com sete anos de experiência na Sefaz, comanda a divisão dos atendimentos entre setores como Atendimento Geral e Cadastro Imobiliário.
Danielle Monteiro, Coordenadora Geral de Atendimento, destaca o progresso digital alcançado, simbolizado pela criação da Roberta, a atendente virtual que opera na plataforma Online Maceió, agilizando, entre outras coisas, a emissão de guias do IPTU. Segundo ela, mesmo as interações virtuais são personalizadas, com servidores dedicados a cada situação.
A gestão municipal também foi pioneira ao promulgar a Lei nº 7440/2023, que concede isenção tributária aos moradores de áreas afetadas pelo afundamento de solo, até 2028. O enfoque no atendimento humanizado, defendido por Danielle e sua equipe, fez com que até mesmo consultas indeferidas fossem tratadas de maneira sensível, instruindo os contribuintes a recorrer ao conselho tributário adequadamente.
Os esforços para garantir um serviço eficiente e humano têm rendido elogios dos cidadãos, que reconhecem a dedicação da equipe, contrastando com expectativas desalentadoras comuns a órgãos públicos. Assim, a Prefeitura de Maceió, por meio da Sefaz, consolida-se como um modelo de gestão pública inovadora e voltada para o futuro.