Durante a reunião, o prefeito JHC agradeceu a visita e destacou as mudanças que a gestão vem promovendo em Maceió, além das medidas tomadas em relação aos bairros atingidos pelo problema do afundamento do solo provocado por atividades de mineração. “Quero agradecer a visita e dizer que estamos à disposição para futuras parcerias. Maceió hoje é a capital do Nordeste que mais investe. São mais de 17% de receita líquida e esse ano vamos bater mais de 20%, graças a um planejamento executado com muita responsabilidade”, afirmou JHC.
Acompanhado de sua esposa, Beatrice Wöhler, o cônsul Johannes Bloos declarou que sua visita tinha como objetivo apresentar o consulado e oferecer apoio. “Estamos aqui para apoiar, ajudar as cidades, os estados, em qualquer caso de necessidade, em qualquer pergunta relacionada à Alemanha, à cooperação, seja economicamente, seja culturalmente. Em segundo lugar, queremos observar as consequências dos afundamentos que vimos que aconteceram e estão acontecendo aqui”, destacou o cônsul.
Bloos também sugeriu possíveis medidas de cooperação, como conexões com instituições e organizações na Alemanha para fornecer dados e conhecimentos. Neste sentido, o prefeito JHC solicitou apoio do cônsul para ações de desenvolvimento sustentável da cidade.
A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Maceió, localizada na Rua Sá e Albuquerque, no bairro Jaraguá. Durante o encontro, foram discutidas as possíveis formas de cooperação entre a capital alagoana e a Alemanha, bem como a importância do apoio mútuo em momentos de crise e necessidade.
A visita do cônsul a Maceió ressalta a importância do fortalecimento das relações internacionais entre a capital alagoana e países estrangeiros, visando o desenvolvimento e o bem-estar da população.