MACEIÓ – Prefeito de Maceió, JHC, vistoria avanço das obras do maior projeto ambiental da cidade, o Renasce Salgadinho

As obras do Renasce Salgadinho continuam avançando em Maceió, marcando a maior intervenção ambiental da cidade. O principal objetivo é a requalificação do Riacho Salgadinho, que sofreu alterações significativas devido à urbanização da capital. O prefeito, JHC, inspecionou o progresso da obra na última quarta-feira (21) e ressaltou a importância das intervenções para o meio ambiente.

Durante a vistoria, JHC destacou a relevância da obra para o cuidado com o meio ambiente e para enfrentar a crise global que envolve a poluição do ar, da água e do solo. Ele enfatizou a importância do projeto para a cidade, apontando que o Renasce Salgadinho é um divisor de águas literalmente. JHC esteve presente em todas as cinco estações ao longo do percurso, desde Cruz das Almas até Vale do Reginaldo.

No momento, estão em andamento os serviços de paisagismo na Praia da Avenida, a construção do estacionamento e rampas de acessibilidade. Além disso, estão sendo executados trabalhos de construção da lagoa filtrante no Pau D’Arco, localizado no Vale do Reginaldo. Nas outras áreas do projeto, como Riacho Águas Férreas, Cruz das Almas, Riacho do Sapo e Riacho Gulandi, estão em andamento a urbanização e a instalação de estações elevatórias.

A obra também inclui a construção de cinco estações elevatórias e oito barreiras de contenção de detritos. O sistema de esgoto, que atualmente polui as águas dos riachos, será direcionado para o Emissário Submarino por meio de tubulações já implantadas.

Moradores locais expressaram a sua satisfação com a obra. Neuriland de Moraes, que vive perto do Riacho de Águas Férreas, em Cruz das Almas, há 55 anos, relembrou como o local era quando ela chegou. Ela sofreu com o mau cheiro e a lama por muitos anos, e acredita que a obra é um sonho realizado para os moradores.

Além das melhorias no saneamento básico, a obra também contempla a revitalização de uma área de 37.196 m², que engloba reparos estruturais, ciclovia, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, paisagismo e outros serviços. Mais de 60% da ciclovia e calçadão já foram executados, melhorando a acessibilidade na região.

Além disso, a equipe socioambiental está realizando ações para conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente, envolvendo mais de 1400 crianças e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O progresso das obras é uma notícia extremamente positiva para a cidade de Maceió, trazendo melhorias significativas para o meio ambiente e a qualidade de vida da população. A conclusão do Renasce Salgadinho representa um grande marco para a capital alagoana, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Sair da versão mobile