Segundo JHC, o objetivo é que o Município tenha pleno conhecimento das atividades que vêm sendo realizadas nessas minas. Ele ressaltou a importância de obter informações tanto sobre os processos de licenciamento anteriores, quanto sobre as ações de tamponamento das minas. O prefeito enfatizou a necessidade de entender o trabalho que estava sendo realizado na mina 18, assim como em outras minas da região.
Além disso, JHC expressou sua preocupação com o que ele caracterizou como um monopólio de informações por parte do Instituto do Meio Ambiente do Estado. Ele ressaltou que as informações sobre as minas não foram adequadamente compartilhadas com a Prefeitura de Maceió, e que a solicitação de todos os processos de licenciamento é uma forma de contribuir para a adoção das providências necessárias.
Segundo o ofício protocolado pelo prefeito, o Instituto tem um prazo de 15 dias para apresentar os documentos solicitados à Prefeitura de Maceió.
Essa iniciativa de JHC reflete a preocupação com a segurança e o impacto ambiental das atividades mineradoras na região. Ao buscar acesso aos processos de licenciamento ambiental, o prefeito demonstra um compromisso com a transparência e com a proteção do meio ambiente.
Devido à importância desse assunto para a cidade de Maceió, a população aguarda com expectativa a resposta do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e as próximas medidas que serão adotadas pela prefeitura em relação a essa questão.
É fundamental que as autoridades e órgãos responsáveis estejam trabalhando em conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população, assim como a preservação ambiental. A população de Maceió espera que essa solicitação de informações sobre as minas da Braskem seja um passo importante nesse sentido.