Durante a visita, JHC ressaltou a importância do Brota na Grota para os moradores de Maceió, destacando o trabalho conjunto de 9 pastas governamentais em prol das pessoas que não estão inseridas em programas sociais. Ele enfatizou a relevância do programa não apenas para a oferta de serviços, mas também para promover o encontro comunitário e levar dignidade e cidadania para a população da região.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, ampliou os atendimentos do Cadastro Único de 50 para 100 neste dia, oferecendo também serviços de saúde com médicos, enfermeiras e fisioterapeutas, atendimento veterinário e mutirão de limpeza na localidade. Além disso, a Ilumina realizou a troca de lâmpadas por iluminação em LED, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos moradores.
Moradora do Rosane Collor há 18 anos, Salma Marques elogiou o atendimento do programa ao renovar seu Número de Identificação Social (NIS), destacando a eficiência e rapidez do serviço. Ela incentivou outras pessoas a procurarem o Brota na Grota, ressaltando a qualidade do atendimento oferecido.
Desde o início de suas atividades, o programa Brota na Grota já realizou mais de 84 mil atendimentos em 13 meses, demonstrando o impacto positivo que tem causado nas comunidades atendidas. Essa iniciativa tem sido fundamental para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Maceió.
Diante do sucesso e da relevância do programa, é fundamental que iniciativas como o Brota na Grota sejam valorizadas e expandidas, a fim de alcançar cada vez mais pessoas vulneráveis e oferecer-lhes oportunidades de desenvolvimento e inclusão social.