O objetivo desses aulões é preparar os estudantes de 17 escolas para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que acontecerá no mês de outubro. Durante a abertura do projeto, JHC ressaltou a importância das parcerias com outras instituições para elevar o nível do Ideb para os alunos de Maceió.
Estima-se que cerca de 350 alunos participem de cada aulão ao longo de um mês. Ao final de cada encontro, os estudantes participam de um quiz e o finalista terá a chance de ganhar um tablet da marca Samsung.
Uma importante informação é que todos os aulões estão sendo transmitidos ao vivo pelo Youtube do TNH1, a partir das 8h, todos os sábados. O projeto terá continuidade nos dias 30/09, 07/10 e 21/10.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destacou que o principal objetivo da Prefeitura é promover a aprendizagem dos alunos. Ela ressaltou que os aulões estão sendo baseados na avaliação diagnóstica realizada com os alunos do 5º e 9º anos, sendo de extrema importância a participação dos estudantes para mostrar o potencial que eles possuem.
Maria Fernanda Lima, aluna da Escola Neide França, expressou sua felicidade por ter participado do projeto, afirmando que foi um dia de muita emoção e aprendizado.
Vale ressaltar que no final do mês de outubro, os estudantes da rede municipal de Maceió serão submetidos ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o Ideb.
Para aqueles que não estão familiarizados, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, é um indicador que reúne em um só conceito os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados de aprovação escolar do Censo Escolar e das médias de desempenho obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Essa é mais uma iniciativa importante da Prefeitura de Maceió em busca da melhoria do ensino na cidade. Parcerias como essa, aliadas a projetos educacionais, têm o potencial de impactar positivamente a qualidade da educação básica oferecida aos alunos maceioenses.