De acordo com o prefeito JHC, o BRT representa uma transformação significativa para Maceió. Ele destacou que a implementação desse sistema de transporte urbano não apenas revolucionará a mobilidade urbana local, mas também impactará as cidades vizinhas. O prefeito enfatizou o compromisso da administração em priorizar o transporte coletivo e a mobilidade ativa, ressaltando a importância de integrar diferentes modais de transporte para potencializar a eficiência do sistema.
Rodrigo Cunha, vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, ressaltou que o BRT diminuirá o tempo de deslocamento dos moradores. Ao oferecer trajetos mais rápidos e confortáveis, o projeto busca tornar o transporte coletivo mais atrativo e prioritário para os maceioenses. Cunha acredita que essa iniciativa inovadora trará uma melhoria significativa na qualidade de vida dos habitantes.
O encontro integra a Missão de Avaliação do NDB, que seguirá até 21 de maio. Atualmente, o projeto está em fase de avaliação final pela equipe do banco. Segundo Yang Ji, líder do projeto pelo NDB, esta etapa é crucial para garantir a solidez do planejamento e assegurar que tudo esteja conforme o acordado. A previsão é que a contratação formal da operação ocorra no segundo semestre de 2025.
O BRT Maceió prevê um sistema de transporte público mais eficiente, com 28 km de faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade. Dessa forma, o novo modelo oferecerá uma alternativa eficaz para cerca de 600 mil usuários, transformando o cenário de mobilidade de Maceió.