Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Município, os beneficiados pelo programa terão jornada de trabalho de seis horas diárias, sendo 80% de atividades laborais e 20% de cursos de capacitação. Além disso, receberão um salário mínimo mensal, auxílio transporte, apoio logístico e instruções sobre o mercado de trabalho.
O Projeto Subprefeituras visa não apenas a reinserção dos cidadãos no mercado de trabalho, mas também a inserção social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As atividades propostas incluem manutenção, zeladoria, serviços gerais, copeiros, porteiros e atendentes nas Subprefeituras Municipais.
Para garantir o bom funcionamento do programa, será formado um comitê com representantes de diversas secretarias municipais, sob a coordenação da Secretaria de Governo e de Subprefeituras. Este grupo será responsável por definir o cronograma de atividades, o número de participantes a serem selecionados, os locais de realização das atividades práticas e os cursos práticos e teóricos a serem ministrados.
Com o Programa Operação Trabalho – Projeto Subprefeituras em vigor, a prefeitura de Maceió busca promover a inclusão e dar oportunidades para aqueles que mais precisam, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da cidade.