Diferentemente dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) não irá enviar os tradicionais carnês de pagamento às residências da capital. Em vez disso, o Município irá disponibilizar boletos de pagamento contendo a última cota única, com 5% de desconto e vencimento até 28 de março, e as dez parcelas, sem desconto. A entrega dos boletos está prevista para começar em março.
“Desde 2023, nós substituímos os carnês por boletos de pagamento que são mais compactos e trazem um impacto econômico e ambiental. Estes boletos são enviados, somente, aos maceioenses que quitaram o IPTU com os descontos de 15%, vencido em janeiro, e o de 10% que vence no dia 29 de fevereiro. Todas as guias estão disponíveis na internet e podem ser emitidas pelo celular ou computador’’ explica o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, Phillippe Félix.
Além de ser uma obrigação fiscal, o IPTU é um tributo anual que contribui para a realização de políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que impactam no bem-estar da população. No entanto, é importante ressaltar que os imóveis com o IPTU em atraso podem ser inscritos em dívida ativa, acarretando consequências para o titular, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.
Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Contribuinte da SEFAZ, localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, Maceió/AL, CEP: 57020-380. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h, mediante agendamento prévio. Também é possível enviar dúvidas e solicitações para o e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br.
É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e providenciem o pagamento do IPTU dentro do prazo estabelecido, para evitar contratempos e prejuízos financeiros.