MACEIÓ – População de Maceió é orientada sobre descarte correto de resíduos da construção civil para evitar multas e manter a cidade limpa.

No trabalho de eliminação dos mais de 180 pontos irregulares de lixo em Maceió, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) tem se empenhado em mapear e orientar a população sobre a destinação correta dos resíduos da construção civil, que são os mais comuns nas vias públicas da capital alagoana, sendo frequentemente descartados de modo inadequado.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, o não cumprimento das normas para o manejo desses materiais pode acarretar em multas para os cidadãos que os descartarem de forma irregular. O valor da autuação varia conforme a quantidade de resíduos gerada, como forma de incentivar o correto descarte e manutenção da limpeza urbana.

Para proporcionar à população alternativas para evitar o descarte irregular, a Prefeitura de Maceió disponibiliza sete Ecopontos pela cidade, onde os cidadãos podem fazer o despejo correto de maneira gratuita. Nestes locais, é possível descartar até um metro cúbico de resíduos da construção civil, sendo necessário contratar uma empresa especializada apenas para quantidades maiores.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca a importância dos Ecopontos para quem realiza pequenas obras e necessita dar a destinação adequada a esses materiais, além de contribuir para a limpeza da cidade. No entanto, ainda é comum encontrar resíduos da construção civil nas ruas, gerando mais trabalho e despesas extras para a prefeitura.

Os Ecopontos estão disponíveis para a população diariamente, das 8h às 18h, e além do descarte correto, os cidadãos podem ajudar a denunciar possíveis infrações, enviando fotos ou vídeos através dos contatos disponibilizados pela prefeitura. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do manejo adequado dos resíduos e da manutenção da limpeza da cidade.

Portanto, é essencial que os cidadãos de Maceió estejam atentos às orientações da Alurb e façam uso dos Ecopontos para o descarte correto dos resíduos da construção civil, colaborando assim para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo