Essa iniciativa, desenvolvida em parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Centro Universitário Cesmac, busca fortalecer as práticas de saúde abordando temas como equidade racial, gênero, etnia, deficiências e saúde mental no âmbito do SUS.
Durante o programa, foram trabalhados temas essenciais, como a promoção da equidade racial e de gênero, a saúde da população LGBTQIAPN+, a saúde da pessoa com deficiência, a saúde mental e a educação popular em saúde. O objetivo central foi fomentar práticas interprofissionais e intersetoriais no SUS, visando um atendimento mais inclusivo e humanizado.
As atividades envolveram várias áreas da SMS, com uma atenção especial à Atenção Primária à Saúde e à Coordenação do Consultório na Rua, focando no atendimento a populações vulneráveis. No entanto, mesmo com o término desta edição, as ações de promoção da equidade serão mantidas pelo Grupo de Trabalho de Equidade da SMS de Maceió.
Um dos destaques foi o projeto “Construindo Laços na Teia de Diversidades”, apresentado pela nutricionista Taisa Carla em Brasília, focando na formação de multiplicadores em equidade no SUS. Coordenadoras do programa destacaram a importância das ações para o fortalecimento do SUS, promovendo uma integração entre ensino, serviço e comunidade. Jéssica Oliveira, coordenadora do Cesmac, sublinha que “semear equidade nos territórios é fortalecer um SUS mais humano, diverso e comprometido com a dignidade de todas as pessoas”.





