MACEIÓ – “Pessoas em situação de rua têm oportunidade de lazer e contato com a natureza no Parque Municipal de Maceió”

Na manhã desta quarta-feira, pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de desfrutar de um momento de lazer e contemplação da natureza. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), que levou os usuários dos Centros Pop I, II e III para conhecerem o Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro Petrópolis.

Durante a programação, os participantes realizaram uma trilha de aproximadamente 2 km até o lago dos jacarés, onde puderam apreciar a beleza da espécie Jacaré-de-Papo-Amarelo em seu habitat natural. Além disso, o Parque conta com um museu que apresenta espécies de animais silvestres empalhados, bem como amostras de árvores e sementes.

Para Matheus das Dores, usuário do Centro Pop I, a experiência foi incrível. Natural do Rio de Janeiro e recentemente chegando em Maceió, Matheus conta que nunca havia tido a oportunidade de visitar o Parque Municipal e ficou encantado com a natureza presente no local. “Foi uma sensação incrível. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer, pois sou do Rio de Janeiro e estou há pouco em Maceió, mas através dessa iniciativa fui privilegiado em observar essa natureza encantadora. Estou muito feliz”, compartilha Matheus.

A atividade teve como objetivo promover o lazer e o bem-estar dos usuários, bem como estimular a socialização entre eles. “Esse serviço dá a oportunidade para os usuários saírem da rotina, conhecer as belezas naturais e socializar entre eles. Além disso, sabemos que muitos não são de Alagoas e ainda não tiveram a chance de se divertirem um pouco e essa ação tem esse objetivo”, explica Pauline Lopes, coordenadora do Centro Pop I.

Para quem ainda não conhece, os Centros Pop são serviços especializados que atendem pessoas em situação de rua. Estes locais oferecem atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de serviços que incentivam o protagonismo e a participação social. Além disso, funcionam como pontos de apoio para pessoas que vivem nas ruas, oferecendo espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e documentação.

Os Centros Pop atendem jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. O acesso aos serviços pode ser feito de forma espontânea, a qualquer momento, ou através de encaminhamentos de outros serviços da Assistência Social, do Serviço Especializado em Abordagem Social ou de órgãos do sistema judiciário.

No total, Maceió conta com três Centros Pop, localizados no Jaraguá, Levada e Residencial Benedito Bentes 1. Através de ações como essa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar busca proporcionar momentos de lazer, conhecimento e socialização para as pessoas em situação de rua, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a reinserção social desses indivíduos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo