O Selo de Acreditação é um projeto colaborativo que envolve instituições de peso, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Essa iniciativa teve como objetivo avaliar e certificar 24 ouvidorias em diferentes estados e municípios do país, além das hospitalares, promovendo um padrão uniforme de qualidade e eficácia.
Destacando-se no cenário nacional, a Ouvidoria de Maceió foi pioneira ao completar os rigorosos processos de autoavaliação, avaliação externa e, finalmente, a obtenção da acreditação. Essa conquista não só reforça a importância da institucionalização de um padrão elevado nas ouvidorias, mas também posiciona a unidade como um exemplo de resolutividade e eficiência administrativa.
A eficiência da Ouvidoria do SUS de Maceió é evidenciada por seu impressionante índice de resolutividade, que atinge 98%. Esse número reflete a capacidade da unidade em lidar com as crescentes demandas, sejam elas reclamações, denúncias ou até elogios, encaminhadas pelos usuários ao longo dos quatro anos de gestão municipal. Ao proporcionar respostas efetivas para quase a totalidade das situações apresentadas, a Ouvidoria de Maceió estabelece um modelo de excelência que inspira outras unidades do país.