MACEIÓ – Organização de bloquinhos de carnaval em Maceió requer atenção aos trâmites de liberação junto ao DMTT e Semsc.

Com a aproximação do período carnavalesco, os moradores das cidades estão se reunindo para organizar diversos bloquinhos de rua. No entanto, a realização desses eventos impacta na mobilidade urbana, o que torna necessário que os organizadores estejam atentos aos procedimentos necessários para obter a liberação dos órgãos competentes.

Segundo as orientações divulgadas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), o primeiro passo para solicitar a liberação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) é comparecer à sede da Semsc. Neste local, o organizador deve informar detalhes sobre o tipo de evento, a localização, o horário de realização e o público estimado.

Após obter a prévia autorização da Semsc, o requerente deve se dirigir ao DMTT com antecedência, a fim de dar entrada no protocolo solicitando a anuência do órgão. Além disso, é necessário que o cidadão se dirija à Diretoria Técnica de Policiamento Viário para prestar informações sobre o evento a ser realizado. Para facilitar esse processo, um formulário está disponível no site do DMTT e deve ser preenchido pelo responsável.

Após o preenchimento do formulário, será emitido o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e o solicitante terá até três dias úteis para efetuar o pagamento e retornar ao DMTT para receber a liberação e as devidas orientações. É importante ressaltar que também é cobrada uma taxa de anuência no valor de R$ 26,18.

Para assegurar que todos esses trâmites sejam realizados corretamente, é fundamental que os organizadores estejam atentos aos prazos e horários de atendimento. O DMTT fica localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, nº 829, no bairro Tabuleiro do Martins, onde o horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Não cumprir com os procedimentos necessários para a realização de bloquinhos de rua pode acarretar em multas e penalidades para os organizadores, além de prejudicar a mobilidade da cidade durante os dias de festividade. Sendo assim, é fundamental que todos aqueles que planejam realizar eventos carnavalescos estejam atentos às exigências e orientações dos órgãos competentes.

Sair da versão mobile