Durante a ação de fiscalização, que contou com o uso de um robô de inspeção e teste com corante, a equipe da Seminfra flagrou o lançamento direto de esgoto proveniente do salão de festas do condomínio na rede de drenagem pluvial. Esta prática é considerada irregular, uma vez que o esgoto não passava pelo sistema de tratamento adequado, o que consequentemente resultava na contaminação da rede de drenagem e, consequentemente, do mar.
Diante disso, a Semurb autuou o condomínio e determinou que o mesmo pague uma multa. Além disso, a Seminfra ficará encarregada de fechar a ligação clandestina, enquanto o condomínio terá que regularizar o correto lançamento de esgoto.
A Operação Línguas Sujas foi iniciada em dezembro de 2022 com o objetivo de identificar e fechar ligações clandestinas de esgoto em Maceió. Desde então, a ação já resultou na autuação de diversos imóveis e na desativação de várias ligações irregulares com base na Lei Nº 4548/96 (Código Municipal de Meio Ambiente). Até o momento, 168 ligações clandestinas já foram desativadas.
A Prefeitura de Maceió reforça a importância da colaboração da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto. Para isso, as denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.
A fiscalização e combate às irregularidades relacionadas ao esgoto são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, e a Prefeitura de Maceió segue empenhada em garantir o cumprimento das normas e legislações vigentes.