MACEIÓ – Obra de contenção marítima no Pontal da Barra aproxima moradores da orla e renova esperança de reocupação do espaço.

A renovação do calçadão da orla do Pontal da Barra, localizado na entrada de Maceió pela AL-101 Sul, tem sido um processo essencial para a comunidade local. Durante muito tempo, a deterioração causada pela erosão marinha afastou moradores e visitantes do espaço, impossibilitando o desfrute de suas belezas naturais e a prática de atividades físicas.

No entanto, as obras de contenção marítima do Pontal, realizadas pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), têm transformado esse sonho em uma realidade cada vez mais próxima. Com 38% de execução, os moradores celebram o avanço dos serviços e planejam retornar à orla com segurança.

Conversando com Eduardo Antônio, morador há mais de 50 anos no bairro, percebemos como a situação era crítica. Segundo ele, o medo de acidentes em decorrência da erosão fez com que muitas pessoas deixassem de frequentar a orla. Além disso, Eduardo ressalta que os apelos dos moradores aos órgãos públicos não eram levados a sério.

O secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, destaca a importância da obra para a população, afirmando que ela garantirá segurança e bem-estar a todos os moradores e visitantes, além de preservar a área turística. Ele ressalta ainda que a tecnologia empregada na construção do muro de contenção é pioneira no Brasil, desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira.

Maria Ligia, outra moradora do bairro, também está entusiasmada com o progresso das obras. Ela afirma que esperou mais de uma década por essa transformação e agora se alegra em ver o problema sendo solucionado. O muro de contenção, com 1,2km de extensão, é composto por blocos maciços pré-moldados e já conta com a conclusão de outros quatro pontos de contenção nas orlas da Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral.

Essas áreas já oferecem segurança e bem-estar aos moradores, além de preservarem a região urbana e turística. A tecnologia holandesa utilizada na obra é capaz de resistir à erosão da maré por até 200 anos, evidenciando sua qualidade e durabilidade.

No momento, cerca de 60 trabalhadores atuam diariamente na construção, que também conta com escavadeiras, manipuladores e caminhões bitrem para agilizar o processo. Os moradores estão animados com a evolução da obra e sonham em voltar a frequentar diariamente o local, retomando seu convívio com a praia e com a comunidade.

Com a renovação do calçadão, a orla do Pontal da Barra voltará a ser um espaço seguro e atraente para os moradores e visitantes de Maceió. O trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió é fundamental para a revitalização da região, resgatando o encanto e o potencial turístico desse belo cartão de visitas da cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo