Os Motoboxes foram implementados em locais estratégicos, como cruzamentos, permitindo que motociclistas tenham uma área reservada à frente dos automóveis. Essa medida visa, principalmente, reduzir os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, ao melhorar a organização do fluxo nos cruzamentos. Esse tipo de sinalização não se restringe à Avenida Menino Marcelo, também estando presente em importantes avenidas como Fernandes Lima e João Davino, além de cruzamentos-chave nas imediações, como nas ruas Dr. Abelardo Pontes Lima e Professor Graça Leite, na região da Gruta de Lourdes.
O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressaltou a importância dessas iniciativas para a segurança dos motociclistas, destacou que o departamento vem se empenhando em implementar medidas que garantam mais proteção para esse grupo, considerado vulnerável no trânsito urbano. Ele mencionou, ainda, a realização de ações educativas voltadas para motociclistas, com o objetivo de orientá-los sobre como adotar um comportamento seguro no trânsito e a importância do uso adequado dos equipamentos de segurança.
Além das novas áreas de espera, outros tipos de sinalização, como pintura de quebra-molas, foram reforçados, não só na Avenida Menino Marcelo, mas também em várias outras localidades da cidade, incluindo o bairro Cidade Universitária. O diretor-executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins, explicou que o trabalho de manutenção da sinalização viária é contínuo. “Estamos sempre revisando e reforçando as áreas em que ocorre desgaste, com o objetivo de garantir a segurança de todos os usuários das vias,” completou Luciano. A iniciativa reflete o compromisso constante do DMTT com a melhoria da segurança viária e com a manutenção de um trânsito mais organizado e seguro para todos.