MACEIÓ – Nova Central de Reciclagem em Serraria Mobiliza Comunidade para Coleta Seletiva e Sustentabilidade Ambiental

A comunidade da Serraria, em Maceió, que há tempos reivindicava melhorias na coleta e descarte de resíduos, agora celebra a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na região. Localizado na Praça Santa Anna, o novo PEV foi entregue à população na semana passada e tem a função de estimular a reciclagem e facilitar a segregação correta de materiais que, até então, acabavam no lixo comum.

A iniciativa é uma resposta aos apelos populares e faz parte de um esforço crescente da Prefeitura de Maceió para aprimorar a gestão de resíduos sólidos na cidade. Segundo Kedyna Tavares, diretora-executiva da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a parceria entre governo e cidadãos é crucial para o sucesso do projeto. “Provermos alternativas como a coleta seletiva porta a porta e os PEVs visa engajar os moradores na prática da reciclagem. A educação ambiental é a chave para alcançarmos esse objetivo e garantir que a cidade e o meio ambiente sejam preservados”, destacou Tavares.

A ação também integra o programa Recicla Maceió, uma campanha de conscientização que conta com a colaboração de jovens aprendizes da Viambiental, empresa que gerencia a coleta domiciliar local. Além disso, a Cooprel Antares, cooperativa responsável pela Coleta Seletiva na Serraria, assumirá a coleta dos materiais depositados no PEV.

Entre os itens aceitos no Ponto de Entrega Voluntária estão papéis, metais, vidros e plásticos. A lista inclui desde folhas e aparas de papel, caixas de papelão, e embalagens Tetra Pak, até latas de alumínio, esquadrias metálicas, garrafas de vidro e recipientes de plástico. Com a iniciativa, espera-se fortalecer a cultura da reciclagem no bairro e contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável. Essa inovação reflete o compromisso contínuo das autoridades locais em integrar práticas sustentáveis à rotina dos cidadãos, incentivando uma mudança positiva no comportamento dos moradores da Serraria.

Sair da versão mobile