O mutirão contou com a participação de várias instituições e foi dividido em quatro polos: Pontal da Barra, Pajuçara, Guaxuma e Garça Torta. No último ponto, foi montada uma tenda da Alurb, onde foram distribuídos materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. O Instituto Biota, o Coletivo Praia Limpa, o Grupo Mulheres do Brasil, os Guerreiros do Oceano e a ONG Nosso Mangue também colaboraram com as ações.
Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat foi utilizado para atuar nas piscinas naturais e próximo à faixa de areia, locais muito frequentados por banhistas e que necessitam de uma atenção especial devido à vida marinha existente na área e o descarte inadequado de materiais.
Todos os participantes receberam luvas, sacolas plásticas e recipientes para coletar vidro de forma segura. Antes de iniciar a coleta, todos realizaram um alongamento após o café da manhã com frutas e água. A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressaltou a importância do Dia Mundial da Limpeza e a responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e a população de cuidar do lixo de forma adequada.
Durante o mutirão, foram encontrados diversos tipos de resíduos, como garrafas de vidro, garrafas PET, tampas plásticas, restos de medicamentos, bitucas de cigarro e embalagens em geral. Todo esse material passou por uma triagem e recebeu a destinação correta.
Juliana Krisam, representante do Grupo Guerreiros do Oceano, destacou a importância de ações conjuntas como essa para evitar prejuízos para a vida marinha. Ela ressaltou a necessidade de cuidar do oceano, que possibilita a vida na Terra, e a importância da preservação contínua.
Kedyna Tavares reforçou a importância da ação para conscientizar as pessoas e cuidar do meio ambiente. Ela ressaltou a magnitude do mutirão, que aconteceu em vários pontos simultaneamente, e agradeceu a participação dos parceiros na luta pela preservação dos biomas existentes na natureza.
Essa iniciativa é fundamental para despertar a consciência ambiental e contribuir para a manutenção de praias limpas e um meio ambiente saudável para todos. É importante que a população seja educada sobre a correta utilização desses espaços e o descarte adequado de resíduos. A colaboração de órgãos públicos, ONGs e da sociedade como um todo é fundamental para o sucesso dessas ações e para a preservação do nosso planeta.