Os candidatos tiveram a chance de entregar seus currículos pessoalmente, que seriam avaliados por uma banca de seleção. Aqueles que já tinham experiência no ramo e residiam na localidade foram pré-selecionados e tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista com os diretores das empresas. Alguns deles até mesmo saíram do evento com a perspectiva de serem reintegrados ao mercado de trabalho em breve.
Segundo o diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires, essa ação é inédita e foi planejada para atender a alta demanda do setor supermercadista na parte alta da cidade. Ele explicou que a quantidade de vagas disponíveis neste segmento é maior do que o número de pessoas interessadas. O crescimento do comércio e dos supermercados na região tem sido significativo nos últimos tempos, atraindo novas empresas. Maceió tem gerado mais da metade dos empregos em Alagoas este ano e está quebrando recordes de vagas disponíveis. Diante dessa necessidade, o Sine decidiu realizar essa busca ativa por novos talentos.
Cinco empresas do ramo participaram do mutirão e ofereceram vagas. Uma delas, a Tio Ferreira, planeja inaugurar sua terceira loja em Maceió até mesmo o final do ano. A seleção de empregos ocorreu no galpão onde o supermercado funcionará. Izabela Farias, diretora de Recursos Humanos do Tio Ferreira, explicou que a equipe ainda não estava formada e que esse mutirão seria uma oportunidade para selecionar os futuros colaboradores. Eles têm vagas para líderes de setores e pretendem escolher pessoas para todas as áreas do supermercado de varejo, como repositor, operador de caixa, balconistas, estoquistas, motoqueiros e motoristas. Para abrir a loja, eles precisam de no mínimo uma equipe de 70 pessoas.
A proposta desse mutirão foi absorver a mão de obra local, proporcionando qualidade de vida aos trabalhadores e garantindo proximidade entre a casa e o local de trabalho.
Os candidatos ao emprego também estavam bastante esperançosos com essa oportunidade. Elidiane Supriano, por exemplo, está desempregada há um ano e tem o sonho de voltar ao mercado de trabalho com carteira assinada como operadora de caixa. Já Roberto Pereira, que tem realizado “bicos” para se sustentar, vê a oportunidade de trabalhar em um supermercado como uma experiência incrível.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), estão programados mutirões semelhantes em outros bairros da capital, com o objetivo de mapear e conectar talentos às demandas de emprego que surgem.
Essa iniciativa da Prefeitura de Maceió e do Sine Maceió mostra o esforço em buscar soluções para o desemprego e o crescimento do setor supermercadista na região. É um exemplo de como as parcerias entre o poder público e as empresas podem gerar benefícios para a população, oferecendo oportunidades de trabalho e impulsionando a economia local.