MACEIÓ – Mulher de 65 anos supera deficiência visual e conquista faixa amarela em karatê adaptado no Cras do Vergel

Dona Cida, uma senhora de 65 anos, enfrenta a vida com uma determinação ímpar. Diagnosticada com retinose pigmentar aos 37 anos, ela perdeu totalmente a visão, mas isso não a impediu de adaptar sua rotina e buscar novas conquistas. Entre essas, está a faixa amarela em karatê, resultado de sua dedicação às aulas de karatê adaptado oferecidas pelo Serviço de Convivência no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, no bairro do Vergel.

Frequentando essas aulas há dois anos, Dona Cida compartilha que sua jornada começou com hesitação. O incentivo veio de sua amiga Maria, que já participava das aulas ministradas pela professora Midori Othuki. Hoje, Dona Cida participa ativamente, e a experiência tem sido enriquecedora, especialmente pelo elo que ela construiu com suas colegas e a dedicação da professora Midori. “Aprendi os golpes ouvindo as instruções e as palmas da professora”, revela Dona Cida.

Midori, faixa preta 6° Dan em Karate Shotokan, valoriza a evolução de Dona Cida. “Ela sempre foi muito dedicada”, diz a professora, orgulhosa de ter a aluna no exame de mudança de faixa, onde ela conquistou sua faixa amarela.

A prática do karatê trouxe inúmeros benefícios à saúde de Dona Cida. Ela destaca melhorias em sua mobilidade e bem-estar mental, mostrando como o esporte pode transcender o mero exercício físico. “A atividade proporciona equilíbrio, melhor coordenação motora e concentração”, comenta Midori.

A inclusão pelo esporte é um dos pilares do Serviço de Convivência do Cras, como ressalta Patrícia Lima, coordenadora do centro. “As atividades ajudam a desenvolver competências e elevam a autoestima dos participantes”, explica. O Cras Cacilda Sampaio oferece diversas atividades, incluindo aulas de karatê às terças e quintas, impactando positivamente a comunidade do Vergel e arredores.

Interessados podem se inscrever no Cras para participar destas e outras atividades significativas, contribuindo para uma vida mais integrada e saudável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo