MACEIÓ – Mudanças no Trânsito em Maceió: DMTT Implementa Sentido Único em Ruas Próximas ao Ifal e PAM Salgadinho para Melhorar Fluidez

O trânsito na região central de Maceió passará por significativas modificações a partir deste sábado, 23, com a implementação de medidas planejadas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). As mudanças visam otimizar o fluxo de veículos nas proximidades do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Maceió e do Pronto Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, pontos críticos em termos de tráfego na capital alagoana.

De acordo com as novas diretrizes, as ruas França Morel, Doutor Marinho de Gusmão e parte da Rua Mizael Domingues terão seus sentidos de circulação alterados. As ruas, que atualmente operam em duplo sentido, passarão a ter fluxo unidirecional. A Rua França Morel, por exemplo, permitirá apenas o trânsito que segue da Rua Barão de Atalaia em direção à Rua Buarque de Macêdo. Já a Rua Doutor Marinho de Gusmão será utilizada apenas no sentido da Rua França Morel em direção à Rua Mizael Domingues. Por sua vez, a Rua Mizael Domingues terá sentido único em um trecho delimitado entre as ruas Doutor Marinho de Gusmão e Barão de Atalaia, enquanto manterá duplo sentido no trecho que se conecta à Avenida Deputado Humberto Mendes.

Essas intervenções visam atender a uma necessidade premente de reorganização do trânsito, conforme destacou Wanessa Costas, Coordenadora Geral de Projetos de Engenharia de Tráfego e Mobilidade. “A região possui dois polos geradores de tráfego, o PAM Salgadinho e o IFAL, além de estabelecimentos comerciais e residenciais. As mudanças buscam proporcionar uma melhor gestão do tráfego”, afirma Costas.

Além da alteração nos sentidos de tráfego, a nova configuração do trânsito envolverá reforço na sinalização vertical e a criação de vagas de estacionamento exclusivas em frente ao PAM Salgadinho. Também houve a realocação de pontos de táxi em direção ao lado oposto da Rua Mizael Domingues, assim como a implantação de novas proibições de estacionamento em áreas críticas, especialmente naqueles trechos que mantêm duplo sentido.

Para os ônibus escolares que circularem na região e precisarem acessar o IFAL, haverá roteiros específicos a serem seguidos. Veículos seguindo pela Rua Barão de Atalaia, por exemplo, deverão direcionar-se à Rua França Morel, realizar uma conversão à esquerda na Rua Doutor Marinho de Gusmão e novamente à esquerda na Rua Mizael Domingues.

Assim, o DMTT busca minimizar os impactos negativos dessas mudanças, garantindo um trânsito mais organizado e seguro para todos que utilizam esse trajeto diariamente.

Sair da versão mobile