MACEIÓ – Monitoramento das Estratégias de Vacinação em Maceió visa avaliar situação vacinal contra poliomielite e sarampo em crianças menores de cinco anos.

A Secretaria de Saúde de Maceió iniciou nesta terça-feira (25) uma importante ação de Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV), em parceria com a Coordenação Técnica de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária. O objetivo é avaliar a situação vacinal contra a poliomielite e o sarampo em crianças menores de cinco anos de idade na capital alagoana.

A mobilização envolve visitas casa a casa para verificar os cartões ou cadernetas de vacinação das crianças, identificando áreas com baixa cobertura vacinal. Diversos bairros de Maceió foram selecionados para compor a amostra dos domicílios visitados, visando alcançar melhores resultados na vacinação.

“A importância desta ação é extrema, pois permite identificar regiões com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias para alcançar as metas vacinais recomendadas, protegendo a população contra doenças preveníveis por vacinas”, explicou Eunice Amorim, coordenadora Técnica de Imunização da cidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura ideal de vacinação para poliomielite e sarampo é de 95%. No entanto, os números em Maceió até junho deste ano mostram que a cobertura está em 79,79% para a vacina inativada contra poliomielite e 89,07% para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Além do esforço em fortalecer as ações de vacinação, é fundamental conscientizar a população sobre a importância de manter a rotina de vacinação em dia. Durante as visitas, as equipes de vacinação irão avaliar os cartões das crianças e, no caso de atraso nas vacinas contra a poliomielite e o sarampo, será feita a atualização.

A ação de Monitoramento das Estratégias de Vacinação continuará sendo realizada nas próximas semanas em Maceió, com o intuito de garantir a proteção da população contra essas doenças. É fundamental que a população colabore e receba as equipes de vacinação em suas casas para garantir a saúde de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo