O Núcleo de Cessação ao Tabagismo destinado aos servidores da SMS foi criado devido à constatação de um número significativo de fumantes entre os profissionais da saúde. O serviço segue a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e as diretrizes estabelecidas pelo Programa de Cessação ao Tabagismo do município. “É um serviço muito recente implantado pelo Sass que visa reduzir a prevalência de fumantes dentre os servidores da Saúde e, consequentemente, diminuir os problemas de saúde decorrentes do tabagismo nesse público”, explicou o coordenador do Sass, André Oliveira.
O tratamento proposto pelo INCA tem a duração de um ano e inclui reuniões periódicas, acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta. Além disso, os servidores passam por atendimento médico para avaliar a necessidade do uso de medicamentos para auxiliar no abandono do vício.
Para ter acesso ao tratamento, os servidores da SMS não necessitam de encaminhamento médico, basta comparecer ao Sass, localizado nas salas 105 e 106 da SMS, portando o RG e cartão do SUS para realizar o cadastro. O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para obter mais informações, os servidores podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5494 ou através do e-mail sass@sms.masceio.al.gov.br.
O combate ao tabagismo é importante não apenas para a saúde individual dos servidores, mas também para a promoção da saúde da população em geral. Por isso, a implementação desse Núcleo de Cessação ao Tabagismo exclusivo para os servidores da SMS é uma medida relevante e que merece destaque.