A troca é uma medida preventiva, já que a avaliação dos postes antigos revelou sinais de desgaste e danos causados por colisões e condições climáticas adversas. Além de serem mais resistentes à corrosão, os postes de fibra de vidro trazem benefícios adicionais em termos de segurança. De acordo com Gutenberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina, essas estruturas são mais seguras em casos de colisão, pois são mais leves e não conduzem eletricidade, reduzindo o risco de ferimentos graves.
A modernização não se limita apenas à troca de postes. A Ilumina está investindo também em um sistema de cabeamento subterrâneo, que oferece maior segurança, eficiência e contribui para a estética urbana, eliminando a poluição visual causada por cabos aéreos. Esse sistema também é mais resistente a condições climáticas extremas e a atos de vandalismo.
Em locais como a Avenida Industrial Cícero Toledo, a autarquia já realizou avanços significativos, com a instalação de postes em fibra de vidro e modernização das luminárias para modelos em LED, proporcionando uma melhor iluminação para pedestres e motoristas. Nos planos futuros, está a continuidade dessa modernização ao longo de toda a orla marítima, entre o Pontal da Barra e Jaraguá, com a instalação de centenas de novos postes.
A iniciativa reflete um compromisso com a segurança, a sustentabilidade e a qualidade de vida da população, modernizando a iluminação e garantindo um espaço urbano mais seguro e bonito para todos.