Além da equipe capacitada na cabine, o programa também está promovendo ações educativas para a população, com o objetivo de ensinar como identificar e agir diante de situações de assédio e importunação sexual durante as festividades. A delegacia móvel também está disponível para mulheres que desejam realizar um Boletim de Ocorrência (BO) no local. Vale ressaltar que a iniciativa de realizar BOs no local da festividade é pioneira e foi lançada durante o Festival Verão Massayó em janeiro deste ano pela Prefeitura de Maceió.
Ana Paula Mendes, secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, enfatiza a importância do programa, afirmando: “Continuamos o nosso trabalho de conscientização da população sobre os crimes de assédio e importunação sexual durante o carnaval com o Maceió sem Assédio. Vamos continuar lutando para que as mulheres tenham o direito de se divertir sem preocupações”.
O Maceió sem Assédio é uma ação essencial para garantir que todas as mulheres possam aproveitar o carnaval de forma segura e tranquila, sem medo de sofrer assédio. A presença da cabine de acolhimento e da delegacia móvel são medidas importantes para oferecer suporte e assistência imediata para as vítimas, garantindo que possam denunciar qualquer situação de violência que venham a enfrentar.
A iniciativa também promove uma cultura de respeito e empatia, ensinando a população a identificar situações de assédio e importunação sexual, e como agir diante delas. Com o Maceió sem Assédio, o carnaval se torna um espaço mais seguro e acolhedor para todas as mulheres, reforçando a importância de curtir as festividades sem preocupações.