Maceió, famosa por suas belezas naturais únicas, delícias gastronômicas e a hospitalidade inigualável de sua população, está pronta para acolher um grande fluxo de turistas internacionais e nacionais. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a cidade se prepara para uma temporada promissora e enriquecedora. Ao todo, 11 navios realizarão 30 paradas em Maceió, com uma previsão de 148 mil leitos disponíveis, destaque para as 17 atracações do renomado MSC Grandiosa. O Costa Pacífica será o primeiro cruzeiro a aportar no Porto de Maceió, no dia 18 de novembro.
Cada navio é uma pequena cidade flutuante, capaz de transportar entre 4 mil e 8 mil passageiros, o que prevê um impacto econômico robusto, já que o gasto médio por cruzeirista é estimado em R$ 606, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia). Para Eduardo Monteiro, secretário municipal de Turismo, a temporada solidifica Maceió como um dos principais destinos de turismo no Brasil. Ele ressaltou que o prefeito JHC está intensamente comprometido com a melhoria das infraestruturas portuárias e da orla, além de promover ações estratégicas para consolidar a cidade no mercado de cruzeiros.
O turismo em Maceió não só promete agitar a economia local como também beneficiar, em especial, o setor de alimentação, passeios e comércio. Restaurantes, lojas de artesanato, agências de turismo e ambulantes já se preparam para atender o aumento na demanda. Marcos Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, destacou a importância deste período para os bares e restaurantes da capital.
Além dos 17 navios do MSC Grandiosa, a temporada contará com outras importantes embarcações, como Costa Diadema, Seven Seas Mariner, MSC Orchestra, Costa Deliziosa, entre outros. Com a recepção antecipada dos setores e a infraestrutura pronta para suportar o aumento no fluxo turístico, Maceió caminha rumo a um marco histórico em sua economia e desenvolvimento turístico.