O relatório com os resultados dessa avaliação foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) nesta semana. Além do destaque positivo em relação aos outros municípios do estado, o relatório revelou um crescimento de 54% no índice de participação e desempenho dos estudantes do 2º ano na Fluência em Leitura, entre 2021 e 2023, sendo o maior aumento dentre os cinco maiores municípios de Alagoas.
A secretária de Educação, Jó Pereira, atribuiu esse resultado ao Programa Alfabetiza Maceió, lançado em setembro de 2021 pelo prefeito JHC. O programa tem como objetivo capacitar professores do 1º ao 5º ano, visando a alfabetização dos estudantes na idade certa, até os sete anos, com plena fluência em leitura e escrita.
Os bons números apresentados na avaliação servem como estímulo para que a Secretaria de Educação continue trabalhando pela melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes, segundo Jó Pereira. No entanto, ela salienta que existem desafios a serem enfrentados, mas que a união de esforços, capacitações técnicas e planejamento são essenciais para avançar nesse sentido.
Para o próximo ano, a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, destacou que o Programa Alfabetiza Maceió terá reforços, incluindo acompanhamento técnico-pedagógico para as turmas de 1° e 2° anos, laboratórios para recomposição de aprendizagem, avaliações bimestrais de fluência leitora e escritora, entre outras ações. A parceria entre o Município, a Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria continuará sendo fundamental para o desenvolvimento do programa Educar pra Valer, como parte das ações estruturantes do Alfabetiza Maceió.
Portanto, o compromisso com a qualidade da educação em Maceió e a busca por resultados ainda melhores continuam sendo prioridades para a Secretaria Municipal de Educação. A parceria e o planejamento para aprimorar o ensino oferecido aos estudantes garantem a continuidade do investimento na educação para transformar positivamente a vida das famílias maceioenses e alagoanas.
