MACEIÓ – Maceió Revitaliza Mercado Histórico com Investimento de R$ 240 Milhões para Impulsionar a Economia e o Turismo

O prefeito de Maceió, JHC, junto ao vice Rodrigo Cunha, inaugurou no último sábado uma importante etapa da revitalização do tradicional Mercado Maceió, situado no bairro da Levada. Este ícone da economia e cultura alagoana, que já soma quase 90 anos de história, recebeu melhorias significativas em sua estrutura. A área de 2.500 metros quadrados agora conta com 64 boxes revestidos de mármore e porcelanato, iluminação eficiente em LED, climatização, e portas automáticas. Desde a saída do antigo Bompreço, o local estava em estado de abandono, escurecido e repleto de detritos.

Em depoimento, o prefeito JHC destacou a importância da revitalização como um marco transformador para a cidade, evidenciando o impacto positivo no abastecimento e no turismo. Com um orçamento total superior a R$ 240 milhões já garantidos, o projeto ambiciona concluir futuras etapas sem interrupções.

Esta fase inicial também trouxe banheiros adaptados com piso tátil para Pessoas com Deficiência (PcD), rampas, boxes interligados com acabamento em vidro e um estacionamento com capacidade para 167 veículos. Com infraestrutura elétrica e hidráulica modernizada, o mercado também oferece uma rádio comunitária e um mural artístico pintado por artistas locais, homenageando a história do Mercado da Produção e as marisqueiras.

Houve uma avaliação cuidadosa durante a execução das obras, destacando a complexidade do projeto. O antigo prédio, projetado pelo renomado engenheiro e arquiteto uruguaio Eladio Dieste, manteve suas características arquitetônicas originais, cumprindo o desejo expresso pelo prefeito JHC.

O mercado era uma antiga reivindicação de feirantes e residentes da área, que sofria com condições precárias, alagamentos e falta de higiene. A obra completa, prevista para durar dois anos, visa triplicar a capacidade atual do mercado para mais de dois mil comerciantes, com um projeto que inclui energia solar, reaproveitamento de água, e diversos serviços municipais, transformando-o em um moderno cartão-postal de Maceió.

Sair da versão mobile