MACEIÓ – Maceió Revitaliza Alfarrábios Históricos: Novo Espaço Cultural e de Convivência no Centro da Cidade

A Prefeitura de Maceió deu início à aguardada revitalização do espaço ocupado pelos icônicos alfarrábios, situados na confluência das ruas Dr. Pontes de Miranda, Manoel Ramalho de Azevedo e Rua do Imperador, no coração do centro da capital alagoana. A intervenção, sob a responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), tem um prazo de conclusão estipulado em três meses.

O projeto de revitalização abrange a construção de 18 novos quiosques, seguindo um padrão de estrutura metálica com vedações em cimento, preservando o número atual de unidades. Além disso, a proposta inclui a implementação de calçadas de concreto polido, novos meios-fios e melhorias na acessibilidade. Paredes temáticas sobre literatura trarão uma nova vida ao espaço. O muro posterior da Assembleia Legislativa também será alvo de intervenções artísticas, com três metros de altura, contribuindo para o enriquecimento estético e cultural da área.

Esta iniciativa integra o programa Novo Centro, que visa revitalizar o centro de Maceió, ampliando oportunidades habitacionais, restaurando áreas de convivência e celebrando a história e cultura locais. Destacam-se os projetos “Morar no Centro” para atrair novos moradores, “Ativar o Centro” para fomentar a economia local, e “Mirar o Centro”, que enaltece o patrimônio cultural e turístico.

A solicitação para revitalizar os alfarrábios veio diretamente do prefeito JHC, que ressaltou o compromisso da gestão com os espaços históricos de Maceió. Segundo ele, o Centro possui grande importância cultural e esse projeto oferecerá um novo ponto de leitura e memória. O diálogo com trabalhadores e proprietários teve papel fundamental na elaboração do projeto, garantindo respeito à identidade local e valorização da cultura popular.

Situado em um ponto estratégico próximo ao futuro Centro Administrativo Municipal, o espaço dos sebos é parte de um conjunto de ações para revitalizar a área central. A iniciativa reafirma o empenho da Prefeitura de Maceió em promover um desenvolvimento urbano inclusivo, preservando a história coletiva e assegurando que todos os territórios tenham sua importância reconhecida e valorizada.

Sair da versão mobile