O atendimento começou nesta segunda-feira, às 13h, e oferece 20 mamografias por turno, totalizando 160 exames durante todo o mutirão. O funcionamento do serviço é dividido em dois períodos: das 7h às 12h e das 13h às 16h. Para acessar os exames, as pacientes precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência, solicitação para mamografia e cartão do SUS. Aquelas que não possuírem a solicitação contam com o apoio de um profissional no local.
O objetivo da ação é promover a saúde feminina, garantindo o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização busca conscientizar a população sobre a importância dos exames anuais. “O diagnóstico precoce salva vidas, facilita o tratamento e aumenta as chances de cura. Essa ação, que antecede a campanha do Outubro Rosa, proporciona às mulheres uma oportunidade de cuidado preventivo, promovendo saúde pública para o máximo de mulheres possível”, afirma Suzângela Mendonça, coordenadora técnica do Programa de Saúde da Mulher.
A equipe responsável realiza as mamografias e os resultados ficam prontos em até 15 dias. A entrega é feita pela ginecologista do Saúde da Gente na Unidade de Telessaúde dos Caetés. Caso os resultados indiquem a necessidade, as pacientes receberão todo o suporte e encaminhamentos necessários para tratamento.