De acordo com Tadeu Pereira, subcontrolador-geral do município, o principal intuito do encontro é melhorar a comunicação entre as unidades de ouvidoria e a Controladoria, discutindo formas de aperfeiçoar o serviço oferecido aos cidadãos. Ele salientou a importância do intercâmbio de ideias entre os ouvidores das diversas unidades, buscando aproximá-los da Controladoria, entidade que coordena as ações de ouvidoria. Segundo Pereira, a transparência e a ouvidoria são aliadas naturais, pois as demandas recebidas ajudam a melhorar o portal de transparência e os serviços disponibilizados pela administração municipal.
A jornalista e ouvidora municipal da Secretaria de Desenvolvimento Social, Vanessa Napoleão, destacou a relevância do acesso à informação, direito fundamental da população. Ela ressaltou a necessidade de que os profissionais que lidam com a Lei de Acesso à Informação atendam essas solicitações com agilidade e eficiência, minimizando a burocracia.
Durante o evento, também houve uma premiação para os órgãos que se destacaram pelo atendimento eficiente das manifestações dos munícipes, reconhecendo as unidades que melhor desempenharam suas funções de acordo com a Lei de Acesso à Informação e no âmbito da Ouvidoria. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e boas práticas que visam o fortalecimento e aprimoramento do Sistema de Ouvidoria em Maceió. Ao final do encontro, todos foram agraciados com brindes em reconhecimento pela sua participação e contribuição para o sucesso do evento.