MACEIÓ – Maceió Realiza 837 Cirurgias de Laqueadura e Vasectomia em Comunidades Vulneráveis com Programa Saúde da Gente



A Prefeitura de Maceió celebra um marco histórico no suporte à população de comunidades carentes da capital alagoana ao realizar 837 cirurgias de laqueadura e vasectomia através do programa Saúde da Gente, considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil. Os procedimentos começaram a ser realizados em julho de 2024, com um total de 733 laqueaduras e 104 vasectomias, oferecendo às mulheres e homens a escolha considerada um dos métodos eficazes de controle de natalidade.

De acordo com Gabriela Nascimento, supervisora do programa, a iniciativa representa um avanço significativo para a população, que aguardava há tempos por uma oportunidade de realizar tais cirurgias. Ela ressalta a importância do acesso facilitado: “Esse tipo de iniciativa é fundamental. Muitas mulheres manifestam o desejo de fazer a laqueadura e, com essa facilidade, conseguimos alcançar também os homens, cujo número de vasectomias tem sido impressionante. Isso demonstra o comprometimento com a saúde e o cuidado com os cidadãos, simplificando o acesso a procedimentos anteriormente difíceis.”

Para ter acesso a esses serviços, os usuários precisam se dirigir à tenda do programa Saúde da Gente, munidos de cartão SUS e documentos pessoais. As mulheres interessadas em laqueadura devem comunicar seu ginecologista, que orientará sobre os exames pré-operatórios e o encaminhamento, válido por 60 dias. Após essa etapa, a equipe do programa agenda uma consulta com o cirurgião no Hospital da Cidade.

O programa, lançado pelo prefeito JHC em agosto de 2022, já proporcionou mais de um milhão de atendimentos em mais de 80 localidades de Maceió. Atualmente, o Saúde da Gente está beneficiando os moradores do Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, até o início de fevereiro, oferecendo atendimentos em diversas áreas: Saúde da Mulher e do Homem, Infantil, Animal, Mental e Saúde nas Grotas. Com foco em procedimentos de baixa e média complexidade, o objetivo é ampliar o acesso a serviços de saúde ao alcance dos que mais precisam.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo