Um dos principais pilares dessa iniciativa inclusiva é o camarote para pessoas com deficiência (PCD), que vem se expandindo para outros eventos, como o Verão Massayó e o Maceió Gospel. Este espaço foi pensado para acolher e proporcionar experiências seguras e agradáveis a quem muitas vezes é privado do abundante cenário cultural da cidade por barreiras arquitetônicas ou de acessibilidade.
Paula Ravenala, uma das cadeirantes que tiveram a oportunidade de usufruir do camarote PCD, destaca a evolução proporcionada por essa iniciativa: “Antes, não tinha como ficar protegida. Agora posso curtir à vontade”. Segundo ela, o camarote oferece amplo espaço e segurança, características essenciais para promover uma verdadeira sensação de inclusão e pertencimento.
Além dos esforços em eventos, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência e Idosos (Semuc), promove debates e reuniões com outras secretarias. O objetivo é conscientizar servidores públicos sobre os termos capacitistas que devem ser evitados e a importância de um atendimento inclusivo e humanizado a pessoas com deficiência. “Precisamos que nossas secretarias saibam como se portar e atender adequadamente essas pessoas”, afirma a secretária Sarah Nunes.
Em suma, a cidade de Maceió se configura como um relevante exemplo no cenário nacional ao promover ações que respeitam a diversidade e destacam a importância da inclusão social em todas as suas atividades.