O destaque do evento foi, sem dúvida, o painel em construção, que, quando concluído, contará com mais de mil tampinhas plásticas. Os participantes, orientados pelas equipes de educação ambiental da Alurb e jovens aprendizes, foram incentivados a contribuir de forma simbólica, adicionando uma tampinha cada um ao projeto. A atividade serviu como um catalisador de consciência, permitindo que os presentes refletissem sobre a importância da preservação ambiental e o impacto dos resíduos no ecossistema local.
Tânia Maria, uma visitante, expressou entusiasmo com a iniciativa: “É uma experiência única. Além de conhecer as belezas de Maceió, aprendemos muito sobre a importância do descarte correto e a conservação do meio ambiente.” A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, reforçou essa mensagem, salientando a relevância de promover novas formas de reutilização de resíduos que geralmente seriam desperdiçados.
A colaboração entre o Senai, Naturalle e a prefeitura também tem fomentado programas de educação ambiental em diversas partes da cidade. Esses programas visam instruir a população sobre práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos, transformando jovens em multiplicadores de futuras atitudes positivas. Elisa Nascimento, pedagoga da Naturalle, destacou a importância dessa rede de educação ambiental que se forma, levando conhecimento sustentável para os cidadãos de Maceió.
Além das atividades educacionais, foram distribuídos “Lixocar” para motoristas que passavam pelo local, incentivando a manutenção de um ambiente limpo e sustentável na cidade. A ação na orla de Maceió não apenas promoveu a educação ambiental, mas também destacou o potencial artístico de materiais que, de outra forma, seriam descartados.