As ações estão concentradas na Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, que serve como núcleo de atendimento emergencial desde terça-feira (20). No local, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) estão a postos para oferecer diversos serviços à população. Entre as atividades da Secretaria de Saúde estão aferição de pressão arterial, medição de glicemia, curativos, e vacinação, além de consultas médicas e avaliações nutricionais.
Enquanto isso, a Semdes está dedicada a facilitar a emissão de documentos importantes como a carteira da pessoa idosa e da pessoa com autismo, além de oferecer orientação sobre programas sociais, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.
O cenário é preocupante: nos últimos dias, Maceió registrou 475 milímetros de chuva em 96 horas, um dos maiores volumes do ano. A Defesa Civil contabilizou 537 ocorrências, com destaque para 221 casos de deslizamentos de barreiras, mas atua incansavelmente para monitorar e atender as áreas de risco. O prefeito JHC enfatizou a importância das ações preventivas e a rápida resposta da administração municipal, destacando que, até agora, nenhuma vítima fatal foi registrada, um avanço em relação ao passado.
Além disso, a escola também será palco do próximo evento Brota na Grota, adiado devido às chuvas. O programa oferecerá, das 9h às 15h, serviços de saúde, assistência social, educação, e outros. A prefeitura promete anunciar em breve novas datas para a retomada do evento, assegurando que as ações continuem focadas na inclusão social e no cuidado da população, mesmo frente às adversidades climáticas.