O foco do curso será a área de zeladoria, com ênfase na limpeza e manutenção das praças da capital alagoana. As inscrições, abertas de 27 a 30 de maio, destinam-se a moradores de Maceió que estejam desempregados e pertençam a famílias de baixa renda. Nesta etapa, a prioridade será dada a pessoas em situação de rua e residentes em abrigos. Os resultados iniciais serão divulgados no dia 3 de junho.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destacou a importância da iniciativa: “Estar desempregado é uma das piores situações para um profissional. Esse projeto não só vai capacitar cidadãos, como também vai proporcionar uma nova oportunidade de trabalho. Além disso, trará benefícios para Maceió por meio de uma mão de obra qualificada que cuidará das nossas praças”, afirmou.
Serão oferecidas inicialmente 100 vagas para o curso, que terá uma carga horária de 30 horas semanais. Os interessados podem se inscrever presencialmente na sede da Alurb, em Jaraguá, ou acessar o site do programa a partir das 8 horas.
Documentos necessários para a inscrição incluem RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor e outros. Para casos específicos como pessoas em situação de rua, a autodeclaração de residência é aceita, e para os que vivem em abrigos, uma declaração da instituição é exigida.
Este movimento de capacitação busca não apenas atender às necessidades econômicas e sociais imediatas, mas também contribuir para a revitalização dos espaços públicos da cidade, gerando um impacto positivo na comunidade como um todo.