A pesquisa será realizada diretamente nos ônibus, com técnicos embarcados e identificados utilizando coletes e crachás. Eles acompanharão o comportamento dos passageiros em dez linhas selecionadas do transporte coletivo. Entre as linhas em análise estão Clima Bom/Centro e Ipioca/Vergel, entre outras.
Esses dados serão fundamentais para a formulação de diagnósticos e propostas de melhoria. A pesquisa pretende influenciar a reorganização de itinerários, reforço em linhas prioritárias e redução dos tempos de espera, auxiliando na elaboração de um sistema mais eficiente, acessível e sustentável.
Segundo André Santos de Alcântara Costa, diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o envolvimento da população é crucial. Ele destaca que a adesão dos usuários, ao utilizarem normalmente as linhas em estudo, garantirá que o levantamento reflita a realidade, permitindo soluções mais eficazes.
O PlanMobi, coordenado pelo DMTT, Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), e Secretaria de Ações Estratégicas e Parcerias, estruturará as ações em passos que vão desde o diagnóstico até a definição de metas para diferentes prazos. Essa abordagem busca incorporar a participação da população, garantindo que as ações implementadas estejam alinhadas com as demandas reais dos residentes de Maceió.