Entre as obras em andamento, destaca-se a EEE de Riacho Doce, que já avançou para a fase de concretagem do piso da casa de gerador. Este espaço é vital para assegurar o funcionamento contínuo do sistema de bombeamento de esgoto. Com uma área de 12,57m², a estrutura contará com um gerador reserva, garantindo operação eficiente mesmo em quedas de energia. A expectativa é que esta unidade seja concluída até agosto.
Além de Riacho Doce, outras localidades como Sauaçuhy, Sereia, Pescaria, Garça Torta e Gurguri também estão recebendo obras de EEE. Ipioca e Refúgio das Águas estão ainda na fase de implantação das estruturas, enquanto novas estações são estudadas para o Povoado Saúde. Assim, o projeto abrangerá nove estações ao longo do litoral, enfrentando desafios topográficos para complementar a rede de saneamento.
Este ambicioso projeto envolve um investimento total de R$ 133.987.298,22, financiado pela Companhia Andina de Fomento (CAF), e está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Ao final das obras, a responsabilidade pela operação das estações será da concessionária BRK Ambiental, reafirmando a importância da cooperação entre Prefeitura e Governo do Estado para o fortalecimento da infraestrutura local. As praias, conhecidas por sua beleza, serão diretamente beneficiadas, consolidando o litoral Norte como um atrativo turístico e residencial de destaque.