Antes de executar os tamponamentos, as equipes empenham-se em detectar despejos irregulares de esgoto na rede pluvial. Essa prática ilícita prejudica a qualidade da água do mar ao longo da orla, afetando a balneabilidade e, por consequência, colocando em risco os frequentadores das praias da cidade. Num contexto de crescente sensibilização ambiental, essas intervenções são mais que necessárias, visam garantir a segurança sanitária e preservar o meio ambiente local.
A Semurb atua de acordo com a Lei Nº 4.548/96, do Código Municipal de Meio Ambiente. Esta legislação caracteriza o descarte irregular de esgoto como um crime ambiental e, portanto, passível de penalidades legais e administrativas. O trabalho contínuo da Operação Línguas Sujas se concentra nas áreas da parte baixa de Maceió, especialmente onde há maior evidência de contaminação, dada a proximidade dessas regiões com a orla marítima.
A comunidade também tem um papel primordial nesse esforço coletivo para a melhoria das condições ambientais. Os moradores podem colaborar denúncia anonimamente práticas irregulares aos canais oficiais da Prefeitura de Maceió, tornando-se aliados fundamentais na luta contra a poluição marinha e na promoção de um ambiente mais saudável para todos.